Results for 'Fernando Xavier Silva'

1000+ found
Order:
  1.  18
    Os critérios de cientificidade na pesquisa-ação.Fernando Xavier Silva & Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi - 2022 - Filosofia E Educação 14 (1):362-386.
    A justificativa para um trabalho de análise epistemológica das pesquisas-ações deve-se ao caráter desse método de pesquisa, ciência emergente que possui base dupla, uma ancorada no senso comum e a outra na justificação pela comunidade cientifica. O objetivo da pesquisa é estudar um conjunto específico de pesquisas selecionadas, identificando e analisando suas apropriações ou ressignificações e indicar as tendências e as potencialidades que se apresentam à área de educação frente a esse tipo de pesquisa. Os resultados da análise dos trabalhos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  13
    O homem racional Versus o homem intuitivo.Fernando Xavier Silva - 2020 - Filosofia E Educação 11 (2):377-384.
    Trata-se de uma resenha das obras Sobrinho de Rameau de Denis Diderot, Sobre a Verdade e Mentira no sentido Extra-Moral de Friedrich Nietzsche e A construção das ciências: introdução à filosofia e á ética das ciências de Gerárd Fourez. Os textos foram lidos com base nas seguintes questões: Quais são as bases de sustentação do conhecimento?; O que é a verdade e se é possível alcançá-la de forma objetiva; O que é a ciência e o que ela representa na busca (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  7
    For a self-suppression of the method: genealogy as a genealogical program and the dimension of power in Nietzsche.Fernando da Silva Machado - 2024 - Griot 24 (1):138-153.
    Our objective will be to argue in favor of the idea that in Nietzsche there is no genealogical method, stricto sensu, with universalist and systemic-substantivist epistemic claims (traditionally conceived by justificationist and foundationalist philosophies from Plato to Hegel). However, there is a characteristic genealogical program, which opposes the majority genealogies and philosophies insofar as a self-suppression of the method is imposed as the primary and heterodox register of its reflection. We start from the hypothesis that Nietzsche’s genealogy, understood programmatically, became (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Diurno e Noturno no pensamento de Gaston Bachelard.Fernando Da Silva Machado - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 7 (13):11-23.
    O presente artigo tem por objetivo caracterizar as duas fases do pensamento bachelardiano intituladas diurna e noturna e o modo como determinadas noções que permeiam as duas etapas da filosofia do autor configuram uma comunicação recíproca entre elas, fazendo com que haja uma troca assídua de valores entre ambas as vertentes. Deste modo, tentar-se-á demonstrar o quanto o fluxo de uma fase a outra de seu pensamento denota um sentido de completude ao invés de desconexão, negação ou mesmo oposição. Conceitos (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  18
    Perspectivas filosóficas e metodológicas acerca do tempo: Bachelard e Bergson.Fernando da Silva Machado - 2017 - Perspectivas 2 (1):108-127.
    O presente artigo tem como meta demonstrar de que maneira Gaston Bachelard constrói sua reflexão sobre o tempo em suas obras década de 30 que versam sobre o Instante e a Duração, partindo de uma releitura da perspectiva filosófica bergsoniana da continuidade da duração. Estabeleceremos nosso ponto de vista por meio de uma análise dos respectivos métodos de investigação de cada autor, Dialético em Bachelard e Intuitivo em Bergson. Consequentemente, tentaremos deixar manifesto de que modo cada método ampara e estabelece (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. São paulo• V. 8• 1989.Fernando KoLledflp, Benedito Miguel, Francisco Perez Guzman & Olga Mussi da Silva - 1987 - História 5.
  7.  7
    Análise do critério de "experiências sensatas e demonstrações necessárias" em Galileu.Caio Bismarck Silva Xavier - 2023 - Perspectivas 8 (1):43-71.
    O presente trabalho consiste na análise do enunciado “experiências sensatas e demonstrações necessárias”, que Galileu utiliza em seus argumentos em favor da autonomia da ciência na “Carta a Castelli”. Nosso propósito é explicar o enunciado “experiências sensatas e demonstrações necessárias” como sendo o critério de conhecimento dos fatos da realidade física que Galileu estava propondo com seu conceito de “ciência”. Explicaremos os procedimentos particulares que definiriam os itens “experiências sensatas” e “demonstrações necessárias” do critério de Galileu. Por um lado, as (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  29
    Genetics and genomics in wildlife studies: Implications for ecology, evolution, and conservation biology.Fernando Cruz, Adrian C. Brennan, Alejandro Gonzalez-Voyer, Violeta Muñoz-Fuentes, Muthukrishnan Eaaswarkhanth, Séverine Roques & F. Xavier Picó - 2012 - Bioessays 34 (3):245-246.
  9. Affective refusals, more-than-human Identities and de-colonisation in early childhood education.Giovanna Caetano-Silva, Alejandra Pacheco-Costa & Fernando Guzmán-Simón - 2024 - In Jessie Bustillos Morales & Shiva Zarabadi (eds.), Towards posthumanism in education: theoretical entanglements and pedagogical mappings. New York, NY: Routledge.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. Neuroética.Fernando Alcaraz Mendoza & Daniela Silva-Peyro Y. Francisco Javier Pérez Bouquet - 2021 - In Antonio Sánchez Antillón (ed.), Aplicación de los principios éticos en las psicologías. Tlaquepaque, Jalisco, México: ITESO, Universidad Jesuita de Guadalajara.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Sobre enajenación y fetichismo en Marx.Fernando Salazar Silva & Alba Liliana Cuaspud Cáliz - 2024 - Cuadernos de Filosofía Latinoamericana 45 (130).
    La enajenación y el fetichismo mercantil son dos categorías determinantes de las formaciones sociales antagónicas que permiten explicar la convergencia de los sujetos mediante abstracciones. Así el vínculo social y práctico de los hombres que reviste la forma de una relación inmediata, en el que se destaca la enajenación del pensar del sujeto por él mismo, se desvanece en tanto se consideren las premisas materiales de la historia como producción social. Se propone entonces enfatizar la relación entre enajenación y fetichismo, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  64
    Teoria do apego: elementos para uma concepção sistêmica da vinculação humana.Fernando Augusto Ramos Pontes, Simone Souza da Costa Silva, Marilice Garotti & Celina Maria Colino Magalhães - 2007 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 26:67-79.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  14
    Conselhos Gestores de Direito: O Direito Fundamental À Participação Democrática.Fernando de Brito Alves & Livia Carla Silva Rigão - 2017 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 3 (2):1.
    Este artigo objetiva apresentar os Conselhos de Políticas Públicas como instrumentos de aproximação da sociedade civil com o Estado. Busca-se debater se referidos institutos estão cumprindo de fato com sua função de efetivar o Estado Democrático de Direito. Para tanto, utilizou-se o método analítico-dedutivo, com enfoque em pesquisas bibliográficas e legislativas. Os conselhos, por serem instâncias formais na esfera pública, proporcionam a manifestação democrática por meio da participação ativa da sociedade no exercício de sua cidadania, conquanto seja necessária uma reconfiguração (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  17
    Merleau-ponty E a filosofia da negatividade em O visível E o invisível.Adilson Xavier da Silva - 2005 - Philósophos - Revista de Filosofia 10 (1).
    O artigo tem como objetivo descrever a crítica de Maurice Merleau-Ponty (1908- 1961) sobre a Filosofia da negatividade, especialmente em sua obra O visível e o invisível (1964) publicada após sua morte. Essa crítica é endereçada principalmente ao filósofo Jean- Paul Sartre (1905-1980).
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  7
    Liberdade como expressão de perfeição em Spinoza.José Fernando Da Silva - 2015 - Cadernos Espinosanos 32:99.
    O artigo examina a concepção spinozista de liberdade. Ele mostra que ela é inseparável das noções de realidade e perfeição. Primeiro, o artigo examina a concepção de essência que a obra de Spinoza propõe. Em seguida, ele mostra o sentido que Spinoza atribui à noção de perfeição e seu vínculo interno com a noção de realidade. Na conclusão, mostra como a liberdade humana é expressão da plenitude da realidade e perfeição do indivíduo.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. Fé perceptiva, filosofia e ciência.Adilson Xavier da Silva - 2006 - Princípios 13 (19-20):103-129.
    O objetivo de nosso artigo é compreender as noções de fé perceptiva , filosofia e ciência em Le visible et l’invisible (1964). Essas noções nos devem levar a um dos pontos fundamentais do pensamento merleau-pontyano, em que a interrogaçáo ontológica parte essencialmente da fé perceptiva para chegar a uma ontologia da carne.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. Fé perceptiva, filosofia e ciência.Adilson Xavier da Silva - 2006 - Princípios 13 (19):103-129.
    O objetivo de nosso artigo é compreender as noções de fé perceptiva , filosofia e ciência em Le visible et l’invisible (1964). Essas noções nos devem levar a um dos pontos fundamentais do pensamento merleau-pontyano, em que a interrogaçáo ontológica parte essencialmente da fé perceptiva para chegar a uma ontologia da carne.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  20
    Burnout and Stress Measurement in Police Officers: Literature Review and a Study With the Operational Police Stress Questionnaire.Cristina Queirós, Fernando Passos, Ana Bártolo, António José Marques, Carlos Fernandes da Silva & Anabela Pereira - 2020 - Frontiers in Psychology 11.
    Research has demonstrated that policing is a stressful occupation and has a negative impact on police officers’ mental and physical health, performance, and interactions with citizens. Mental health at the workplace has become a concern due to the costs of depression, anxiety, burnout, and even suicide, which is high among police officers.To ameliorate occupational health, it is crucial therefore to identify stress and burnout levels on a regular basis. However, the instruments frequently used to measure stress have not valorized the (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  19. Racismo e desigualidade na ordem do dia.Luiz Fernando Martins da Silva - 2010 - In Adriana Severo Rodrigues, Giancarla Brunetto & Márcio Eduardo Brotto (eds.), Os hereges: temas em direitos humanos, ética e diversidade. Armazém Digital.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Wittgenstein e a imanência da Arte na Ética.José Fernando da Silva - 2015 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 3 (1):49-67.
    Esse artigo mostra o significado da unicidade da ética e da estética no Tractatus Logico-Philosophicus. Primeiro, ele apresenta os principais aspectos ética tractatiana: que ela não hierarquiza fatos, que ela é eudemonista, e que ela não propõe qualquer finalidade externa às ações do sujeito ético. Segundo, ele mostra que a obra de arte é a expressão da vida de um ponto de vista ético, ou seja, ela é a expressão do significado da vida de um ponto de vista da eternidade. (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  8
    Annals of the Caruar Mission.Wallace Spaulding, Severine Silva & Francis Xavier - 1964 - Journal of the American Oriental Society 84 (4):485.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  15
    A Leitura Republicana de Hannah Arendt Sobre a Constituição.Carlos Fernando Silva Brito - 2023 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (38):16-30.
    A partir da leitura de Hannah Arendt sobre a relação entre lei, poder e Constituição em Sobre a Revolução, este artigo pretende apontar uma afinidade entre a noção arendtiana de direito e a matriz contemporânea do republicanismo. Para tanto, retoma a empreitada da Revolução Americana na transformação do conceito de Constituição e em seguida o malogro das Constituições francesas pós-revolução. Como pano de fundo, se identifica a preocupação de Arendt com a instauração de um corpo de leis capazes de assegurar (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  10
    A relação entre revolução e estado: crítica de Hannah Arendt ao modelo atual.Carlos Fernando Silva Brito - 2021 - Griot : Revista de Filosofia 21 (3):121-133.
    In this text, we intend to develop the elements that make up the criticism that Hannah Arendt presents at the end of the interview granted to the German writer Adelbert Reif in the summer of 1970 to the concept of state and modern government, and that are not developed by Arendt at that moment. To this end, we will initially expose Arendt's criticism of the emptying of public space and the attempt to reduce political participation to the electoral process. To (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  9
    Hannah Arendt: da ação nas tragédias gregas aos conselhos revolucionários.Carlos Fernando Silva Brito - 2021 - Perspectivas 6 (2):118-131.
    O presente texto objetiva explorar a possibilidade de correspondência entre os elementos extraídos por Arendt na leitura de Homero e da fonte trágica grega, e àqueles percebidos pela autora nos sistemas de conselhos. Para tanto, este ensaio fará um primeiro movimento de compreensão da interpretação que Hannah Arendt faz da figura do herói homérico e suas implicações para seu conceito de ação não soberana e em seguida uma exposição de sua leitura sobre os sistemas de conselho destacando a importância que (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  39
    O perdão E a promessa na teoria da ação de Hannah Arendt: Remédios para a agonia contingencial da ação política.Carlos Fernando Silva Brito - 2018 - Cadernos Do Pet Filosofia 9 (17):25-39.
    Este trabalho possui como mote apresentar a importância dos conceitos de perdão e promessa para a teoria da ação em Hannah Arendt. Possui como base as obra de Hannah Arendt, principalmente A condição humana. Num primeiro momento apresentaremos brevemente os conceitos de ação, pluralidade e natalidade e sua relação com a irreversibilidade e imprevisibilidade no interior do pensamento de Arendt, e em um segundo momento se fará a exposição do importante diagnóstico que a pensadora realiza sobre a situação da tradição (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  19
    Das gespräch zwischen hölderlin, Hegel und schelling über Kants antinomien.Fernando Silva - 2012 - Philosophica -- Revista Do Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras de Lisboa 39:55-68.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  27.  22
    Kant's Logic of the Pathological: Aesthetics and Politics.Fernando M. F. Silva & Paulo Jesus - 2022 - Con-Textos Kantianos 15:260-262.
    Kant's Logic of the Pathological: Aesthetics and Politics.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  7
    A experiência na construção de um corpo artístico: Uma leitura a partir de Derrida E Deleuze.Fernando Machado Silva - 2008 - Revista de Filosofia Aurora 20 (27):385.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  9
    “An infinite approximation, as is the approximation of the square to the circle”. Hölderlin on the problem of the ideal.Fernando Silva - 2022 - Revista de Filosofía 47 (1):65-82.
    Amid a period of isolation and profound internal conflict, both in his life and in his thought, arises that which, according to Hölderlin, is “the general conflict in the human being”, namely the conflict between the “aspiration to limitation” and “the aspiration to the absolute”. The aim of this article is to analyze and, as much as possible, follow to its fullest extent, this fundamental thought: to see how it molds Hölderlin’s positions on existence and philosophy, how it meets the (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  15
    «An infinitely growing pact with oneself»: Novalis on the origin of philosophy.Fernando M. F. Silva - 2020 - Revista de Filosofia Aurora 32 (55).
    The present article seeks to inquire the nature of Novalis’ difficult relation with philosophy. By founding this relation in a primordial spiritual conflict, wherein philosophy is the cause and the solution for the latter, as well as in an inescapable mythical understanding, wherein philosophy is at the same time necessary, and yet necessarily expendable, we intend to prove Novalis’ own seemingly contradictory, yet infinitely productive concept of philosophizing: one where philosophizing is a ductile, organic way of dealing with the problem (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  51
    A "recensão a aenesidemus" E a génese da doutrina da ciência de Fichte.Fernando Manuel Ferreira da Silva - 2015 - Kriterion: Journal of Philosophy 56 (132):335-353.
    RESUMO O presente ensaio aborda o período anterior às obras tidas como as diferentes reescrições da Doutrina da Ciência, de J. G. Fichte, e aí tenta não só perceber a origem da necessidade de um princípio da identidade, como ela surge aquando das primeiras ocorrências do mesmo, mas também discernir os primeiros passos de todo o problema da possibilidade de um princípio absoluto de toda a filosofia, que sempre animaria a empresa. O foco em questão é a «Aenesidemus-Rezension», onde Fichte (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  9
    “A Superior Anthropological Perspective.” On Kant’s Anthropo-cosmological Conception of Ideal.Fernando Silva - 2022 - Symposion: Theoretical and Applied Inquiries in Philosophy and Social Sciences 9 (2):279-298.
    The topic of the ideal, that is, the topic of the possible or impossible human attainment of the absolute is ascribed divergent treatments throughout Kant’s work. Namely, it is either promptly accepted as possible by the critical Kant, and seen as something attainable by a means other than an infinite approximation (which would indeed imply a violation of autonomy, but denies the genuineness of the ideal), or it is rejected as impossible by the non-critical Kant, that is, it is seen (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  19
    “A verdade decorada, vestida com a veste da aparência”: sobre a ilusão poética no “Opponenten-Rede” de Kant.Fernando Silva - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (4):9-30.
    Resumo: O presente ensaio visa debruçar-se sobre o conjunto de anotações coligidas por Immanuel Kant, tendo em vista a arguição da dissertação do seu colega J. G. Kreutzfeld. Mais concretamente, pretende-se analisar a visão kantiana do tópico da ilusão poética, e o vínculo que esta forja entre as inferiores e as superiores faculdades do ânimo, a sensibilidade e o entendimento. Almeja-se ainda demonstrar como, para Kant, o engano apenas suscita o fastídio do espírito e, portanto, nenhum conhecimento ou prazer, ao (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  23
    Correspondência Schelling-Hegel-Hölderlin.Fernando M. F. Silva - 2020 - Con-Textos Kantianos 1 (11):423-456.
    O presente texto, de que se dá em seguida a tradução portuguesa, consiste numa selecção da correspondência entre F. W. J Schelling, J. C. F. Hölderlin e G. W. F. Hegel, três colegas e amigos do Stift de Tübingen, três vértices de uma das mais interessantes e importantes unidades teóricas do idealismo alemão e, por conseguinte, três elementos cujos anos de aprendizagem filosófica se revelam hoje essenciais para a boa compreensão da génese da sua época.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  5
    Diurno E noturno no pensamento de Gaston Bachelard.Fernando da Silva Machado - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 7 (13):11-23.
    O presente artigo tem por objetivo caracterizar as duas fases do pensamento bachelardiano intituladas diurna e noturna e o modo como determinadas noções que permeiam essas duas etapas do pensamento do autor configuram uma comunicação recíproca entre si, fazendo com que haja uma troca assídua de valores entre ambas as vertentes. Deste modo, tentar-se-á demonstrar o quanto o fluxo de uma fase a outra de seu pensamento denota um sentido de completude ao invés de desconexão, negação ou mesmo oposição. Conceitos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  17
    “Das Eine, was der Philosophie Not ist”: Reinhold’s argument concerning the absolute principle of philosophy.M. F. Silva Fernando - 2017 - Filosofia Unisinos 18 (2).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  30
    Das Unsterbliche mit dem Sterblichen zu verbinden“. Sobre o pensamento principal da filosofia de Platão segundo Schelling.Fernando M. F. Silva - 2017 - Anales Del Seminario de Historia de la Filosofía 34 (3):623-644.
    Partindo da inequívoca assumpção de que há um espírito comum entre Platão e o período do idealismo alemão, o presente ensaio propõe-se comprovar esta mesma tese analisando o conjunto de anotações intitulado “Über den Geist der Platonischen Philosophie”, coligido por Schelling ainda na fase pré-filosófica da sua evolução espiritual, em 1793. Da análise deste, e dos dois mitos aí contidos, esperase por sua vez que estes nos possam fornecer fortes indícios não só do quadro histórico-mitológico que está por detrás de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  14
    “Einbildungsfähigkeit”, “Einbildungskraft” e “Imagination” na antropologia kantiana. Notas para uma dissociação terminológica.Fernando M. F. Silva - 2022 - Con-Textos Kantianos 15:24-38.
    Emergentes não raras vezes nas Lições de Antropologia de Kant, os termos “Einbildungskraft”, “Einbildungsfähigkeit” e “Imagination” são comummente tomados – e, prova maior disto mesmo, traduzidos – como um só. O presente artigo propõe-se pôr em causa e demonstrar a incorrecção desta abordagem. Bem pelo contrário, estamos em crer que, no âmbito da antropologia kantiana, em primeiro lugar, “faculdade de imaginação” e “capacidade de imaginação” não são uma e a mesma coisa, antes significam diferentes estratos, diferentes dimensões conceptuais na compreensão (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  9
    Evolución y origen del concepto de “estado social” incorporado en la constitución política colombiana de 1991.Juan Fernando Silva Henao - 2012 - Ratio Juris 7 (14):141-158.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. Geography makes us citizens of the world'. On the cosmopolitical nature of Kant's geographical thought.Fernando M. F. Silva - 2023 - In Fernando M. F. Silva & Luigi Caranti (eds.), The Kantian subject: new interpretative essays. New York, NY: Routledge.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  16
    Heaven on Earth. On systematicity and aesthetic pleasure.Fernando-M. F. Silva - 2020 - Anuario Filosófico 53 (1).
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  14
    “Here (...) Practical Anthropology becomes pure art”: Kant on the distinction between Empirical Psychology and Pragmatic Anthropology.Fernando M. F. Silva - forthcoming - Filosofia Unisinos:1-13.
    Among the many stages of Kant’s problem of a reciprocal collocation of the human knowledges, Encyclopedism, quite unsurprisingly, is one of the most relevant; and yet, quite surprisingly, it is Anthropology which plays here one of the lead parts, insofar as the complex ascertainment of its definition, its position, its task proves to be of irrefutable importance towards solving the greater problem at hand. The question arises as the association – or dissociation – between Empirical Psychology and Pragmatic Anthropology, and (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. John Dewey and Karl Jaspers: main philosophic concepts and educational implications.Fernando M. Soares Silva - 1998 - San Rafael, Calif.: Ecos Lusíadas Publications.
  44.  10
    Karl Kraus e o sentido ético do Tractatus de Wittgenstein.José Fernando Silva - 2014 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 13 (2):386-404.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  22
    La democratización de los espacios regionales y el trabajo político de la organización campesina en Colombia.Diego Fernando Silva Prada - 2011 - Polis 28.
    El artículo pretender mostrar y analizar las formas de acción colectiva de la Asociación de Trabajadores Campesinos del Carare (ATCC), en cuanto actor social y político de la región del Magdalena Medio colombiano. Las lógicas de acción desarrolladas nos conducen a señalar a la organización campesina como una forma de potenciar la dimensión política de los colectivos al ser constructores de procesos de democratización de la territorialidad regional. La dinámica campesina propuesta incluye a los distintos actores armados del conflicto, los (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  15
    “Lo que el hombre hace de sí mismo”, “Lo que la naturaleza hace del hombre”. Sobre la vía media cosmopolítica entre teoría y práctica en Kant.Fernando M. F. Silva - 2022 - Isegoría 66:09-09.
    The main point of our study is that the Kantian problem of a suitability between theory and practice, one of the key issues in Kant’s practical thinking in general, was erroneously perceived not only by those who defended it, and conceived of its possibility, but also by those who denied it and defended its impossibility. Our position, conversely, is that Kant, upon approaching a seemingly irresoluble problem, was forced to conceive of a via media, an “intermediate member of connection” between (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  15
    Novalis and the problem of the original action of the I.Fernando Silva - 2019 - Revista de Filosofía 44 (1):25-41.
    Between 1795 and 1796 Novalis produces a vast group of fragments on Fichte’s philosophy, the posthumously entitled “Fichte-Studien”. Among the topics therein approached, one of the most important is that of the _original action of the I _, and _the possible or impossible union of the opposites which model human life and thought_, feeling and reflection. The aim of this article is to inquire Novalis’ view of this problem of paramount importance for a philosophy of the I; namely, to investigate (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  14
    O conceito de génio nas lições de antropologia de Kant.Fernando M. F. Silva - 2016 - Kriterion: Journal of Philosophy 57 (135):677-702.
    RESUMO Seguindo a elevação de outros dons naturais do espírito humano a categorias ou princípios estéticos, o que ocorreria gradualmente durante o século XVIII, o génio e as suas várias problemáticas tornam-se uma das mais prementes questões na agenda filosófica da época. Entre outros, a questão assume particular relevância na filosofia de Immanuel Kant, e isso não apenas na sua obra publicada, mas também na sua actividade como Professor. O presente texto propõe-se abordar a questão do génio nas lições de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  12
    O conceito de memória na reflexão antropológica de Kant.Fernando Manuel Ferreira da Silva - 2018 - Kriterion: Journal of Philosophy 59 (140):449-474.
    RESUMO A história do estatuto, bem como da posição da memória entre semelhantes forças, desde a formação do conceito moderno da antropologia, durante toda a tradição leibniz-wolffinana, e até Kant, é uma história de mudança ascendente, de cristalização de ambos os predicados desta faculdade, e também uma de grande influência sobre a história do próprio pensamento antropológico. O presente ensaio propõe-se analisar como Kant receberia essa evolução, e como ele sobre ela actuaria. Isto é, centrando-nos nas “Lições de Antropologia”, e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  59
    "O Primeiro Beijo": sobre a Origem da Filosofia nos Fichte-Studien de Novalis.Fernando Manuel Ferreira da Silva - 2016 - Trans/Form/Ação 39 (2):175-196.
    RESUMO: Fruto de longa maturação filosófica desde a sua estada em Jena, e instado a isso pelas influências de Karl L. Reinhold e Johann G. Fichte, o poeta Novalis produz, a partir do outono de 1795, um conjunto de anotações fragmentárias sobre a filosofia de Fichte, hoje conhecidas como Fichte-Studien. De entre os importantes temas aí abordados, um revela-se particularmente interessante: o tema do estatuto da Filosofia no seio do problema da autocompreensão do Eu -, e mais concretamente, o necessário (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000